
-EXCESSO DE CARBOIDRATOS REFINADOS: açúcar, farinhas refinadas, etc. Além do alto aporte energético, esses alimentos causam o desequilíbrio da microbiota intestinal e dificultam o emagrecimento. -REDUZIR O CONSUMO DE GORDURAS: as gorduras boas do abacate, azeite de oliva, óleo de côco, manteiga, do côco, dos peixes, das castanhas dão saciedade. Com moderação!
– USO DE SHAKES, SUCOS DETOX E OUTROS SUBSTITUTOS DE REFEIÇÕES: essa restrição alimentar prolongada pode levar a compulsão alimentar e reganho de peso, além de causar deficiência de vitaminas e minerais que são essenciais para o funcionamento saudável do organismo.
– EXCESSO DE INDUSTRIALIZADOS DIET, LIGHT, FIT, ZERO: não é saudável substituir LEGUMES, VERDURAS, FRUTAS, FIBRAS, GORDURAS BOAS, ou seja, comida de verdade por produtos que muitas vezes estão repletos de gorduras ruins, sódio, conservantes, realçadores de sabores, adoçantes artificiais.
– SEGUIR O PLANO ALIMENTAR DE SEGUNDA A SEXTA: comer um “alimento desejo” eventualmente não tem problema, desde que não seja em todas as refeições do final de semana, é preciso ter foco, manter o equilíbrio e focar no objetivo.
– PENSAMENTO DERROTISTA: é comum pensarmos no JÁ QUE comi o bolo, vou tomar o sorvete, a cerveja, comer o hambúrguer, coloquei tudo a perder mesmo!!! Não pense assim!! Dar as escapadinhas na dieta faz parte do processo, mas voltar ao plano é responsabilidade sua se você quiser alcançar seus objetivos. Apenas volte!!
– SONO INADEQUADO: a privação de sono compromete a produção de hormônios que desempenham funções vitais. A noite evite bebidas estimulantes como café, chás com cafeína, chimarrão, refrigerantes, energéticos. Prefira alimentar-se de refeições leves. Faça a higiene do sono: procure não ficar nas redes sociais, vendo TV ao deitar-se; tome um banho relaxante; faça uma meditação; leia um livro.
– SEDENTARISMO: não praticar atividade física reduz o gasto calórico e dificulta o emagrecimento!!
– DIETAS DA MODA/INTERNET: seguir dietas prontas da internet ou dietas restritivas que não levam em consideração sua individualidade bioquímica e SEM ACOMPANHAMENTO DE UM NUTRICIONISTA!!!
por Maiúra
Nutricionista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tenho preocupação em buscar aperfeiçoamento constante para criar soluções especializadas e diferenciadas de modo a exceder os resultados esperados pelo meu paciente.