Dieta Vegetariana

13 de setembro de 2018por Maiúra0

Dieta Vegetariana

Confira abaixo esta matéria incrível e aproveite ao máximo!
Dieta-Veg-parte-1.jpg

As dietas vegetarianas, quando bem planejadas, promovem aporte proteico, de vitaminas e minerais, bem como crescimento e desenvolvimento adequados e podem ser adotadas por atletas, gestantes, crianças e idosos. As dietas vegetarianas trazem benefícios a saúde, reduzindo o risco de cardiopatias, câncer, diabetes, obesidade, doenças da vesícula biliar e hipertensão, etc.
Existe uma classificação para as pessoas que seguem uma dieta vegetariana de acordo com o consumo de subprodutos animais (ovos e laticínios):

– Ovolactovegetariano é o vegetariano que utiliza ovos, leite e laticínios na alimentação.
– Lactovegetariano é o vegetariano que não utiliza ovos, mas faz uso de leite e laticínios.
– Ovovegetariano é o vegetariano que não utiliza laticínios, mas consome ovos.
– Vegetariano estrito é o vegetariano que não utiliza nenhum derivado animal na sua alimentação. É também conhecido como vegetariano puro.
– Vegano é o indivíduo vegetariano estrito que recusa o uso de produtos de origem animais não alimentícios, como roupas de couro, lã e seda, ou cosméticos que foram testados em animais.

As dietas ovolacto e lactovegetariana fornecem todos os nutrientes necessários ao organismo humano.
Os nutrientes que devem estar presentes na prescrição do cardápio para o ovolactovegetariano são ferro, zinco e ômega-3. Na dieta vegetariana estrita também deve se dar atenção à vitamina B12 e ao cálcio.
De forma geral, a proteína não é fator de preocupação nas dietas vegetarianas. A ingestão de proteínas numa dieta equilibrada deve ficar em torno de 10% a 20% do volume calórico total ingerido. Na dieta vegetariana estrita, a ingestão de lisina(um dos aminoácidos essenciais para a síntese proteica, músculo, crescimento ósseo, formação de colágeno importante por produzir ossos, cartilagens,etc.) é garantida pelo consumo diário de 7 colheres de sopa de feijão cozido em grão ou quantidade equivalente dos demais alimentos do grupo dos feijões (ervilha, grão-de-bico; lentilha, soja), automaticamente a sua cota proteica é atingida. >>>continua parte 2>>

Faça sua avaliação você também!
Obrigado por sua avaliação!

por Maiúra

Nutricionista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tenho preocupação em buscar aperfeiçoamento constante para criar soluções especializadas e diferenciadas de modo a exceder os resultados esperados pelo meu paciente.


Deixe um Comentário